Para a realização de uma longa expedição é necessário um mínimo de conforto. Como nosso roteiro passa por lugares com temperaturas de muito calor ou de muito frio, um dos itens mais importantes é minimizar seus efeitos dentro do carro. Outro item importante é a acústica, que no nosso caso poderia ser um problema. Todo mundo que tem um Land Rover Defender sabe do que estou falando – o motor não é nada silencioso. E nem combinaria com ele, certo? Pois bem, de qualquer forma é aconselhável minimizar um pouco o ruído dentro da cabine, afinal passaremos muito tempo rodando.
Fomos pesquisar algumas soluções e vimos que vários overlanders¹ costumam usar materiais como manta asfáltica, EVA, manta com feltro e outros para resolver ou minimizar o problema. Esses materiais também ajudam no isolamento térmico, o que é muito útil, sobretudo quando estivermos em lugares de temperaturas extremas.
Optamos por usar a manta asfáltica e a aplicamos em 70% do interior do carro. A acústica melhorou muito. Quanto ao isolamento térmico percebemos que deu um pouco mais de conforto pois sofre menos variação do ambiente externo. Comentaremos mais sobre esse quesito aqui conforme a expedição for acontecendo.
Também usamos EVA em algumas partes da lateral e no piso onde os armários foram assentados, o que contribuiu também para o isolamento térmico e acústico, além de acomodar melhor os armários de madeira.
A aplicação da manta asfáltica não é complicada mas é trabalhosa, principalmente para fazer os recortes. É uma boa atividade para os adeptos do DIY (faça você mesmo). Outra vantagem é que assim pudemos conhecer melhor os cantinhos do carro. Aproveitamos ainda para selar a traseira com aplicação de silicone em alguns pontos para diminuir a poeira.
Abaixo temos a lista de materiais usados:
– Manta asfáltica aluminizada, auto adesiva. Gastamos cerca de 11m² (traseira completa – teto, laterais e piso – e na dianteira somente a caixa que fica abaixo dos bancos e do cube box. O piso e a parede corta fogo já estavam revestidas). A sugestão é comprar logo 12m² para ter alguma sobra. Ex. 1 rolo de 10m x 0,50m, 1 rolo de 10m x 0,30m e 2 rolos de 10m x 0,20m.
– 1 rolo de fita adesiva 45mm x 5 m tipo silver tape para acabamento das emendas
– 2 bobinas de EVA de 1,5m x 2 m, com 5 ou 6 mm de espessura (usamos no piso e laterais)
– Trena pequena
– Régua
– Estilete
– Espátula de plástico
– Caneta
– Arruelas de vários tamanhos (para fazer recortes dos parafusos que não podiam ficar cobertos)
– Álcool ou removedor para acabamento e limpeza
– Líquido antiferrugem (usamos Ferrox)
– Cola de sapateiro para fixação do EVA
– silicone acético (2 bisnagas pequenas)
Aplicação:
– Após remover bancos, carpetes e guarnições, fazer limpeza geral (se possível, lavar com água e sabão)
– Se for verificado algum ponto de ferrugem, tratar com escova de aço ou lixa e aplicar produto antiferrugem. Sugestão de substituir parafusos, porcas e arruelas de aço por de inox
– Medir os espaços a serem cobertos e fazer os recortes na manta
– Remover a película da manta em pequenas porções, aplicar no local fazendo leve pressão com a ponta dos dedos. Usar a espátula à medida que o restante da película vai sendo puxada. Não é necessário o uso de maçarico ou soprador para aplicação. Sugere-se começar a aplicação de cima para baixo.
– Aplicar a fita adesiva nas emendas.
¹ Overlanders é como são conhecidas as pessoas que viajam a destinos remotos, cujo objetivo principal é curtir a jornada. Podem ser viajantes com carro, mas podem ser também motociclistas, ciclistas e outros. Normalmente essas expedições duram meses ou anos e tipicamente são feitas no estilo “camping”.