As duas estradas conduzem ao extremo norte da América e ao Oceano Ártico, uma pelo lado norte-americano e a outra, pelo lado canadense

 

Ambas tem coisas em comum como natureza exuberante, desafios e muita aventura. Em nosso roteiro inicial estava incluída apenas a Dalton, mas decidimos percorrer também a Dempster e não nos arrependemos. Qual é a melhor opção? Veja o comparativo abaixo e faça sua escolha!

Dalton Highway – Alaska x Dempster Highway – Canadá *
667
(796, considerando distância a partir de Fairbanks – Elliot Highway)
Distância (km) 740
(879, considerando prolongamento de Inuvik a Tuktoyaktuk/Ártico)
5 dias / 4 noites Tempo que ficamos 6 dias / 5 noites
Cascalho e asfalto Tipo de terreno Cascalho e terra
Razoável Sinalização Razoável
0 Travessias 4 (rios Peel e Mackenzie, 2x)
3
– Yukon River Camp
– Coldfoot (principal)
– Deadhorse
Pontos para Abastecimento 4
– Eagle Plains
– Fort McPherson
– Inuvik
– Tuktoyaktuk
2
– Coldfoot
– Deadhorse
Pontos para Reparos Mecânicos (básico) 2
– Eagle Plains
– Inuvik
2
– Coldfoot
– Deadhorse
Reparo de pneus
(“borracharia”)
3
– Eagle Plains,
– Fort McPherson
– Inuvik
Apenas em Deadhorse
Checar com operadora. AT&T não funcionou
Sinal de Celular Checar com operadora. AT&T não funcionou
Yukon River Camp, Coldfoot e Deadhorse Internet Eagle Plains e Inuvik (no aeroporto e na biblioteca pública, ambas gratuitas)
Sim
– Coldfoot
– Deadhorse
(Opção em Yukon River Camp e Wiseman, exceto no inverno)
Telefone público Sim
– Eagle Plains
– Inuvik
Não Atendimento médico Não
Sim
– Coldfoot
– Deadhorse
– Opção em Yukon River Camp e Wiseman, exceto no inverno)
Hospedagem Sim
– Eagle Plains
– Inuvik
– Tuktoyaktuk
Médio (caminhões), poucos carros e motos Tráfego Baixo (caminhões), poucos carros e motos
Pequeno trinco no para-brisas e uma perfuração no farol (!) Danos
(nossa experiência)
Pequeno trinco no para-brisas
Caribus, alces, moskoxes, aves migratórias Vida selvagem que vimos Ursos, cabras montanhesas
Sim (pago) Acesso ao Oceano Ártico Sim (gratuito)

*Consignamos alguns dados levando em consideração a extensão do trecho de estrada inaugurado em 2017, de Inuvik a Tuktoyaktuk (Ártico). Embora não faça parte da Dempster Highway, é parte da aventura até o extremo norte nessa região do Canadá.

Obs.: Os dados acima apresentados foram obtidos de acordo com informações prévias, guias e in loco e estão sujeitos a variações. Eventualmente pode existir algum tipo de assistência que desconhecemos, portanto não consignados na tabela.