Alaska – Bônus: Comparativo entre a Dalton Highway e Dempster Highway (Canadá)
Alaska – Bônus: Comparativo entre a Dalton Highway e Dempster Highway (Canadá)
As duas estradas conduzem ao extremo norte da América e ao Oceano Ártico, uma pelo lado norte-americano e a outra, pelo lado canadense
Ambas tem coisas em comum como natureza exuberante, desafios e muita aventura. Em nosso roteiro inicial estava incluída apenas a Dalton, mas decidimos percorrer também a Dempster e não nos arrependemos. Qual é a melhor opção? Veja o comparativo abaixo e faça sua escolha!
Dalton Highway – Alaska | x | Dempster Highway – Canadá * |
667 (796, considerando distância a partir de Fairbanks – Elliot Highway) |
Distância (km) | 740 (879, considerando prolongamento de Inuvik a Tuktoyaktuk/Ártico) |
5 dias / 4 noites | Tempo que ficamos | 6 dias / 5 noites |
Cascalho e asfalto | Tipo de terreno | Cascalho e terra |
Razoável | Sinalização | Razoável |
0 | Travessias | 4 (rios Peel e Mackenzie, 2x) |
3 – Yukon River Camp – Coldfoot (principal) – Deadhorse |
Pontos para Abastecimento | 4 – Eagle Plains – Fort McPherson – Inuvik – Tuktoyaktuk |
2 – Coldfoot – Deadhorse |
Pontos para Reparos Mecânicos (básico) | 2 – Eagle Plains – Inuvik |
2 – Coldfoot – Deadhorse |
Reparo de pneus (“borracharia”) |
3 – Eagle Plains, – Fort McPherson – Inuvik |
Apenas em Deadhorse Checar com operadora. AT&T não funcionou |
Sinal de Celular | Checar com operadora. AT&T não funcionou |
Yukon River Camp, Coldfoot e Deadhorse | Internet | Eagle Plains e Inuvik (no aeroporto e na biblioteca pública, ambas gratuitas) |
Sim – Coldfoot – Deadhorse (Opção em Yukon River Camp e Wiseman, exceto no inverno) |
Telefone público | Sim – Eagle Plains – Inuvik |
Não | Atendimento médico | Não |
Sim – Coldfoot – Deadhorse – Opção em Yukon River Camp e Wiseman, exceto no inverno) |
Hospedagem | Sim – Eagle Plains – Inuvik – Tuktoyaktuk |
Médio (caminhões), poucos carros e motos | Tráfego | Baixo (caminhões), poucos carros e motos |
Pequeno trinco no para-brisas e uma perfuração no farol (!) | Danos (nossa experiência) |
Pequeno trinco no para-brisas |
Caribus, alces, moskoxes, aves migratórias | Vida selvagem que vimos | Ursos, cabras montanhesas |
Sim (pago) | Acesso ao Oceano Ártico | Sim (gratuito) |
*Consignamos alguns dados levando em consideração a extensão do trecho de estrada inaugurado em 2017, de Inuvik a Tuktoyaktuk (Ártico). Embora não faça parte da Dempster Highway, é parte da aventura até o extremo norte nessa região do Canadá.
Obs.: Os dados acima apresentados foram obtidos de acordo com informações prévias, guias e in loco e estão sujeitos a variações. Eventualmente pode existir algum tipo de assistência que desconhecemos, portanto não consignados na tabela.