Uma das rodovias que mais queríamos percorrer era a famosa Ruta 7 chilena, a Carretera Austral. Essa estrada desperta muito o desejo de viajantes do mundo inteiro não apenas por sua história mas pelas lindas regiões que atravessa. São rios, lagos, mar, campos de gelo e os andes patagônicos que formam paisagens de encher os olhos.
Sua construção remonta à época de governo militar e tinha como principal objetivo interligar o território chileno até o sul, favorecendo a ocupação e soberania do país. Em alguns trechos a Carretera é interrompida por braços de mar e a travessia é feita em transbordadores.
Ouvimos muitas estórias interessantes de como era a vida antes da existência da rodovia, como a de um ex oficial do Exército Chileno que comandou tropas na abertura de alguns trechos e com poucos recursos; a distribuição de terras a colonos em troca da ocupação e permanência no local; questões de delimitação de fronteiras com a Argentina; o isolamento com o resto do país; o clima frio e invernos rigorosos…
Encontramos muitos aventureiros cruzando a carretera, de carro, moto, motor home, bicicletas (muitas), e até gente viajando de carona – ou “a dedo”, como dizem por aqui. Muitos são atraídos pelo fato de boa parte do caminho ainda ser de rípio – um tipo de cascalho, o que deixa a viagem com uma boa dose de aventura e desafio.
Vimos obras em várias trechos e em ritmo acelerado, e ao que tudo indica em breve estará totalmente pavimentada.
Tivemos a oportunidade de percorrê-la em quase toda sua extensão e mostramos em fotos alguns lugares em que ela nos levou: